Fique por dentro dos principais assuntos sobre gestão de Facilities

Por que sua empresa precisa de Gestão de Facilities?

1/6

A gestão de facilities, ou FACILITY MANAGEMENT (FM), termo utilizado que engloba um olhar mais amplo sobre a área, permitirá que sua empresa tenha diversos benefícios:

  • Todas as empresas, mas principalmente as que possuem estruturas maiores, necessitam do suporte de diversos serviços para funcionarem: recepção, segurança, estacionamento, manutenção predial, limpeza. 
  • Também precisam de recursos importantes, como recursos energéticos e água, por exemplo.
  • As empresas também buscam constantemente a redução de suas despesas operacionais, algo que é possível com uma boa gestão da área.

Considerando somente estes fatores já justifica a necessidade de gestão desta área. Mas este é somente um dos pontos nos quais a área de FM está envolvida. 

Este campo de conhecimento, também conhecido como FACILITY MANAGEMENT, vem ganhando campo no Brasil, por envolver um campo de gestão multidisciplinar pautado em três grandes pilares: PESSOAS, PROCESSOS e ATIVOS.

Os serviços desta área são comumente realizados por empresas terceirizadas, o que necessita de ainda mais atenção, pois as atividades desenvolvidas devem estar alinhadas à estratégia organizacional. 

  • A melhoria de processos, acompanhada por novas tecnologias, permite redução do tempo necessário para a execução das atividades, assim como o tempo dos gestores em atividades não relacionadas ao seu Core Business(na resolução de problemas, entre outros), e o tempo é um recurso cada vez mais escasso.
  • Treinamento constante das pessoas, principalmente das lideranças, permite que os serviços ofertados atendam aos padrões de qualidade exigidos pela empresa. 
  • Em relação aos ativos, o Facility Management atua na gestão da manutenção preditiva na infraestrutura e equipamentos, reduzindo riscos de acidentes e necessidades de manutenções urgentes que envolvem maiores despesas, assim como na adequação dos espaços ao trabalho de diferentes gerações de profissionais, aumentando a produtividade das pessoas, assim como atraindo e retendo profissionais qualificados. 

A gestão profissional de facilities, ou área de FM – Facility Management vai desde a gestão mais operacional, até um nível de gestão táticaestratégica. Portanto, gera muito mais benefícios do que se imagina. 

E aí, ainda possui dúvidas em ter gestores específicos para atuarem nesta área?

Se precisar de auxilio, a FACILE pode te ajudar!

Acesse nosso site: www.facilefm.com

Write Comment...

Name

Email