Fique por dentro dos principais assuntos sobre gestão de Facilities

Tendências do mercado de Facilities

4/5

Alan Stoffels[1]

Cândido Astrana Jr.[2]

Cíntia M.Bender[3]


[1]Bacharel em Direito, Especialista em Marketing. Sócio da Facile – Gestao de Facilities.

[2]Engenheiro Civil, Mestre em Eng. Civil. Sócio da Facile – Gestao de Facilities. 

[3]Mestre em Economia. Sócia da Facile – Gestao de Facilities.

Foi publicado em janeiro de 2019 pela Global FM[1]uma pesquisa independente que destaca as mudanças na profissão e na indústria de facilitiesem um período de dois anos, desde sua última edição em 2016. Em resumo, esta publicação[2]mostrou um fortalecimento do mercado global de FM.

A publicação também analisou a situação da área em diversos países, relacionada às opções estratégicas de acesso aos serviços (terceirização, integração ou misto), assim como na adoção e prática de gerenciamento de facilities em locais de trabalho, instalações em segmentos diversos de mercado global, tanto privados quanto públicos.

Em 2017 o tamanho total do mercado global de facilities management era estimado em 1,15 trilhões de dólares. Deste total, os serviços terceirizados de FM foram avaliados em 466, 5 bilhões de dólares (40,5%). Dentro dos serviços terceirizados, o chamado IFM (Gerenciamento de facilitiesintegrado[3]) representava 11, 5 % deste segmento.

No que se refere ao mercado de Facilitiesno Brasil, o relatório indicou alguns pontos principais:

  • Atualmente 33,5 % da força de trabalho da área de facilitiesé terceirizada, e 66,5 % provém de equipes internas;
  • Em 2017 o mercado total de facilitiesno Brasil foi de cerca de 60 Bilhões de Reais.  Deste total, 35 % relaciona-se ao setor publico e 65 % ao setor privado.
  • O crescimento da área de facilitiesde 2016 para 2017, segundo a publicação, foi de cerca de 9,7 %, e este número poderia ter sido ainda maior se não fosse prejudicado pela incerteza política e baixo crescimento econômico.
  • O Investimento Externo Direto no Brasil e a presença de multinacionais foram os principais responsáveis pelo crescimento da área de facilities. Isto se verificou mais fortemente na área de Empreendimentos Comerciais Prediais e Shopping Centers. 
  • Como perspectiva para o crescimento da área de facilitiesnos próximos anos, destacam-se as mudanças demográficas (envelhecimento populacional) e sociais (aumento da população de alto poder aquisitivo). Estes fatores impactarão no aumento da demanda da área em hospitais, estabelecimentos especializados na população idosa e em empreendimentos sustentáveis.  

Não obstante estes setores mais específicos, as expectativas de crescimento da área facilitiesem diversos setores no Brasil são bastante otimistas, considerando o cenário econômico para este e os próximos anos, e a necessidade de as empresas adequarem sua estrutura física e operacional para o retorno do crescimento.

[4]Facilities Management (Gestão de facilidades)

[5]Global Facilities Management. Market Report 2018. Disponível em: https://www.iwfm.org.uk/news/Global-FM-Market-Report-2018

[6]Onde as empresas de facilities ofertam os serviços e a gestão dos mesmos, de maneira integrada.